quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Eu tenho orgulho, e tu, tens?

Fiquei muito contente por saber que Luís Figo candidatou-se à Fifa. Ainda recordo-me quando via ele a jogar, quer fosse pela seleção ou pelo seu clube, dava imenso gosto em ver. Há que reconhecer a sua fantástica carreira, tendo ganho uma bola de ouro em 2000 e trazido a segunda para Portugal, sendo a primeira de o Eusébio. Foi um grande profissional no campo e um senhor de fora dele. Dignificou sempre o nome de Portugal, e tornou-se num exemplo para os mais jovens. Quando vivia na Inglaterra e era mais novo, eu costumava jogar futebol com os rapazes da minha idade e normalmente escolhíamos um jogador para ser, já eu dizia sempre que era o Figo.  Recordar coisas simples assim, por vezes até nos fazem sorrir de alegria daquele tempo. Apesar de ter estado fora de Portugal durante alguns anos, tive sempre orgulho de ser português e nunca esqueci as minhas raízes. Não só pelo futebol, mas por muitas outras coisas que orgulho-me. Apesar de sermos um país pequeno e estarmos a passar uma má fase atualmente, somos bons em muita coisa e é pena não valorizarmos mais o que é nosso. Como também haver muito preconceito perante certas coisas, e nisso a sociedade tem que evoluir. Porém, não há um povo como o português, e isso viu-se quando descobrimos e conquistamos metade do mundo. Eu tenho orgulho em ser português, e tu, tens?

38 comentários:

  1. Tenho, tenho e acho que todos devíamos ter. Apesar de sermos um país pequenino temos o melhor jogador do mundo, temos o Diogo Morgado, a Sara Sampaio... Vinhos azeite cobiçados por esses países fora como tantos outros produtos. Temos um país lindo e não, não sou eu que o digo. São os turísticas que cada vez mais escolhem Portugal. Acho é que estamos mal habituados e não sabemos valorizar o que é nosso!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho imenso orgulho em ser português! Vamos lá ver se o Figo consegue evitar nova vitória do Blatter, será complicado, mas vê-se que é uma pessoa que gosta de um bom desafio :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei muito feliz por esta decisão dele.

    ResponderEliminar
  4. muito orgulho mesmo :)

    r: é nada, bem soft o post ihih

    ResponderEliminar
  5. Só é pena que o Português tenha de ser bom lá fora, para depois ser verdadeiramente reconhecido cá. Para mim, isso é muito triste, não orgulho.

    ResponderEliminar
  6. Tenho muito orgulho em ser português, pois temos muitas coisas maravilhosas no nosso pais. E o Luís Figo só prova exatamente isso! Será um grande desafio mas espero que consiga! :)

    Segui!

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito dada a nacionalismos, mas temos muita coisa boa, sim! A maioria dos portugueses aproveita mal as boas qualidades que os caracterizam.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tenho sim. E adoro ver a selecção a jogar!
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  9. Não sou português mas acho Portugal um sonho!

    http://blogdocmedeiros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu também tenho mutio orgulho em ser portuguesa :)

    P.S : Adorei o teu blog ;)

    ResponderEliminar
  11. Claro que tenho muito orgulho no nosso país!
    Podemos ter coisas más, mas as boas cobrem todo o mal!!

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho orgulho do nosso país...Tenho orgulho pelos nossos investigadores que dão cartas lá fora, tenho orgulho pelo nosso Nobel da Literatura, tenho orgulho pelo nosso Carlos do Carmo e por todos os fadistas que levam o nosso fado além fronteiras, tenho orgulho pelos milhares de portugueses que todos os dias se aventuram na procurar de uma vida melhor lá fora...sim, desses tenho muito orgulho! Portugal não é só futebol, temos muitos mais motivos para nos orgulhar além desses!

    ResponderEliminar
  13. Pena que Portugal só tenha olhos para o futebol!

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo. O Figo sempre teve um estatuto muito próprio e acho que ele faz muito bem em concorrer a Fifa.

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  15. r: No meio disto, somos nós que temos que saber lidar com a desilusão e magoa, o que é muito mais complicado. As vezes, pergunto-me se não seria melhor escolhermos com quem nos apaixonar, pelo menos, sofríamos por um erro nosso e não do coração!

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente não tenho. Mas gosto do Figo e espero que consiga :)

    ResponderEliminar
  17. Tenho muito orgulho em ser portuguesa, mas às vezes dá pena de tanta porcaria que quem manda faz.

    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho imenso orgulho em ser portuguesa, em Portugal e em todos os portugueses que dignificam o nosso nome lá fora! Espero que o Figo consiga alcançar o cargo ;)

    ResponderEliminar
  19. Portugal é um grande país e todos nós deveríamos ter orgulho dele. Temos figuras públicas que são reconhecidas "lá fora", temos monumentos e cidades nossas muito apreciadas e temos coisas únicas como o vinho do Porto ( não fique convencido menino! xD), o bacalhau, o fado e tantas outras coisas, as nossas praias são únicas! Somos pequenos em tamanho mas grandes em coração! :)

    ResponderEliminar
  20. Eu fico orgulhoso dele arriscar, Portugal deve ficar conhecido novamente por bons motivos, não só por más notícias e tragédias. ^^

    ResponderEliminar
  21. Não estou muito a par do que acontece no mundo do futebol mas é, sem dúvida, um orgulho! :)

    ResponderEliminar
  22. Ser Português é ter orgulho no seu país apesar dos tempos difíceis
    Temos uma história, uma cultura, uma língua. Devia ser motivo suficiente de orgulho!
    Sou professora de Português e não trocava esta área por nenhuma outra :)

    ResponderEliminar
  23. Não sou de Portugal, mas como em todos os lugares tem as partes boas e ruins, temos q nos orgulhar do que é bom sim!

    Bjoo'o

    ResponderEliminar
  24. Tenho um novo link http://mudodeumaprincesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Eu tenho! É de coração cheio que digo que sou uma pura portuguesa. Acho que devemos nos orgulhar dos nossos e menciona-los com as melhores palavras mesmo quando as coisas correm menos bem. Fomos nós que descobrimos o mundo, há maior nação que a nossa?! Eu acho que não!
    No entanto, em relação a Luís Figo, como boa portuguesa apoio-o, seria de uma grande envergadura para nós que ele fosse o próximo presidente da FIFA, mesmo que ele em certas ocasiões, tenha julgado alguns futebolistas portugueses, o que não me parece que seja correto da parte dele. À parte disso, desejo-lhe a maior das sortes!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião, é sempre bem-vinda.